segunda-feira, 16 de junho de 2014

Castanha na Amazônia

"...às vezes ela é verde, às vezes colorida, quente, úmida.." com descrições como essas que Castanha, um simpático macaco prego nos dá  prazer ao relatar o mundo no filme "Amazônia". Domesticado, o macaquinho desperta nossas emoções ao parar na Amazônia, devido a um acidente de avião, e descobrir os segredos da selva de maneira engraçada, comovente e apaixonada.
Engraçada quando ele questiona a si mesmo onde ficaria o próximo supermercado naquele local ou quando se pergunta como encontrar uma árvore recheada de bombons! Comovente quando ele se vê sozinho e indefeso, sem a menor noção dos perigos e poeticamente pensa que as árvores parecem ter olhos, apaixonante quando ele se encanta com a charmosa macaquinha Gaia.
Misturado  à exuberância das paisagens e um arco iris de  tirar o fôlego, o filme tem  o personagem principal como narrador - na interpretação de Lúcio Mauro Filho, que afirmou ter adorado dar voz ao carismático Castanha e da atriz Isabelle Drummond interpretando a voz da macaca Gaia.

No dia-a-dia ele nos mostra sua sobrevivência na floresta e faz  uma reflexão " ...aqui o mais forte come o mais fraco"...com  momentos poéticos ao nos apresentar o barulho da chuva nas folhagens do verde amazônico, comparando a cheia do rio com o espelho, refletindo as árvores no belo espetáculo da floresta.
Filmado ao londo de três anos, o filme do francês Thierry Ragobert, com produção brasileira  da Biloba e da francesa Gullane, não deixa de fazer crítica aos desmatamentos da floresta através dos olhos de Castanha. Um filme apaixonante, sensível e sem panfletagem e discursos redundantes! Imperdível para crianças e adultos que amam os bichos e a natureza!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Casa Cor 2014

Com um espaço especial reverenciando toda a carreira e o legado de vitórias do ídolo Ayrton Senna, a 28ª edição da Casa Cor - Mostra de arquitetura, decoração e paisagismo abriu suas portas no Jockey Club de São Paulo
O destaque é para o presidente da Casa Cor, Angelo Derenze e para a pioneira Yolanda Figueiredo, uma das fundadoras do Casa Cor.

O charme da arquitetura de Sig Bergamin e paisagismo de Gilberto Elkis misturam sofisticação e sustentabilidade - a plantação de plantas e verduras nas paredes de um encanto de jardim surpreendem pela irreverência.Esta mistura de tendências fazem sucesso com elegância!

.

Outra boa surpresa foi a presença do jovem decorador  gaúcho Paulinho Peres que arrasou com o estúdio da Band envolto em Deca, recusros tecnológicos na medida certa
A jovem talentosa Camila Rosa chamou a atenção para sua galeria de arte contemporânea e sofisticado projeto em parceria com o que toda mulher simplesmente adora - as  jóias de  Fabrizio Giannone. Deslumbrante!

Já Maitê Maiani trouxe os heróis que frequentam o imaginário de crianças e adolescentes, através das brinquedotecas inspiradas no herói  Batmann - tinha até um batmóvel oficial exposto numa caverna, e a beleza da Mulher Maravilha, explorando sua força e coragem.
Não poderia faltar a presença marcante de  Brunete Fraccaroli, que deu dicas de como  lidar com bichos em casa, com conforto e muito luxo, característica de Brunete, que sempre chama a atenção de todos por seu talento e beleza.