segunda-feira, 16 de junho de 2014

Castanha na Amazônia

"...às vezes ela é verde, às vezes colorida, quente, úmida.." com descrições como essas que Castanha, um simpático macaco prego nos dá  prazer ao relatar o mundo no filme "Amazônia". Domesticado, o macaquinho desperta nossas emoções ao parar na Amazônia, devido a um acidente de avião, e descobrir os segredos da selva de maneira engraçada, comovente e apaixonada.
Engraçada quando ele questiona a si mesmo onde ficaria o próximo supermercado naquele local ou quando se pergunta como encontrar uma árvore recheada de bombons! Comovente quando ele se vê sozinho e indefeso, sem a menor noção dos perigos e poeticamente pensa que as árvores parecem ter olhos, apaixonante quando ele se encanta com a charmosa macaquinha Gaia.
Misturado  à exuberância das paisagens e um arco iris de  tirar o fôlego, o filme tem  o personagem principal como narrador - na interpretação de Lúcio Mauro Filho, que afirmou ter adorado dar voz ao carismático Castanha e da atriz Isabelle Drummond interpretando a voz da macaca Gaia.

No dia-a-dia ele nos mostra sua sobrevivência na floresta e faz  uma reflexão " ...aqui o mais forte come o mais fraco"...com  momentos poéticos ao nos apresentar o barulho da chuva nas folhagens do verde amazônico, comparando a cheia do rio com o espelho, refletindo as árvores no belo espetáculo da floresta.
Filmado ao londo de três anos, o filme do francês Thierry Ragobert, com produção brasileira  da Biloba e da francesa Gullane, não deixa de fazer crítica aos desmatamentos da floresta através dos olhos de Castanha. Um filme apaixonante, sensível e sem panfletagem e discursos redundantes! Imperdível para crianças e adultos que amam os bichos e a natureza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário